Parintins (AM) – A 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins foi marcada pela presença ilustre de autoridades na manhã deste sábado (28). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou de um café da manhã ao lado do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Jomar Fernandes. O destaque do menu? O tradicional x-caboquinho — pão francês recheado com queijo, banana frita e tucumã, servido em um ambiente descontraído.
Barroso chegou a Parintins na sexta-feira (27), acompanhando a primeira noite do festival no Bumbódromo. Durante a apresentação do Boi Caprichoso, o ministro assistiu a manifestações que incluíram reivindicações pela demarcação de terras indígenas — tema atualmente em discussão no STF, dentro da ação do chamado “marco temporal”.

Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), reforçando o peso político-cultural do festival para o Amazonas e o país.
Festival com projeção nacional
A presença dessas autoridades, acompanhando rituais que unem gastronomia regional e folclore, reforça o caráter singular do Festival de Parintins. Mais do que celebração, o evento tem se apresentado como palco de debates que extrapolam a cultura — envolvendo também pautas socioambientais de grande relevância nacional.
Fotos: Chico Batata