O Amazonas recebe um reforço significativo para a agricultura familiar. Nesta segunda-feira (13), a Superintendência de Agricultura e Pecuária do estado recebeu o primeiro lote de máquinas agrícolas destinadas a diversos municípios, resultado de articulação do senador Plínio Valério (PSDB-AM). Ao todo, são R$ 12 milhões em recursos que vão modernizar a produção rural e aumentar a eficiência das comunidades do interior.
O primeiro lote contemplou municípios como Eirunepé, que recebeu 12 tratores; Anamã, Careiro da Várzea e Presidente Figueiredo, que ganharam uma retroescavadeira cada; e Beruri, Boa Vista do Ramos e Careiro Castanho, que receberam uma retroescavadeira e uma pá-carregadeira cada. Manacapuru e Novo Aripuanã também foram beneficiados com pá-carregadeiras.
Um segundo lote irá atender municípios como Novo Airão, Anamã, Anori, Iranduba, Benjamin Constant, Manaquiri, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Silves e Humaitá, além da chegada de novas escavadeiras hidráulicas e tratores, ampliando a mecanização agrícola no estado.
“É uma alegria entregar essas máquinas e ver que elas chegam às cidades que realmente precisam. Como caboclo do interior, sei o valor que uma máquina dessas tem para uma comunidade”, afirmou o senador Plínio Valério durante a entrega.
A superintendente da Agricultura e Pecuária do Amazonas, Dionísia Campos Lima, destacou o apoio do parlamentar. “O senador Plínio Valério acompanhou pessoalmente a chegada dos equipamentos que vão fortalecer a agricultura no interior do estado”, afirmou.
Os equipamentos serão destinados a cooperativas, colônias e ramais indicados pelas prefeituras e vereadores de cada município, garantindo que cheguem diretamente às comunidades rurais. “Os vereadores são fundamentais para definir os locais que receberão as máquinas, beneficiando produtores locais e cooperativas”, explicou Plínio.
O senador reforçou a importância da mecanização do campo para fortalecer a economia local. “Fico feliz em contribuir para a história dessas pessoas que serão beneficiadas”, concluiu.