FERA

O Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), da Polícia Civil do Amazonas, está comemorando 25 anos de atuação tática no combate à criminalidade. Criado oficialmente em 27 de setembro de 1999, o grupo de elite se consolidou como uma força essencial, atuando em ações de alto risco tanto em áreas urbanas quanto em regiões de mata, além de operações nos rios da Amazônia.

Com base na doutrina de Operações Especiais, o FERA conta com policiais altamente qualificados, treinados em instituições nacionais e internacionais, como a Swat de Miami. Ao longo de sua história, o grupo participou de inúmeras operações relevantes, não apenas no Amazonas, mas também em apoio a órgãos federais, como o Ministério Público e as Forças Armadas. Sua atuação em eventos de grande porte, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, destacou ainda mais sua expertise.

Entre os membros fundadores e veteranos que ajudaram a construir a reputação do FERA estão nomes como Nino Ferrera, Renato Bessa, Hilton Ferrera, João Batista, Edimeia, Cesar Passos, Serginho Português, Serjão, Edinaldo, Paraíba Marcondes, Popo, além de delegados de destaque como Vinicius, Frederico e Oscar (in memoriam), Petrônio (in memoriam), e o IpC AKERNA. Também são lembrados com grande respeito figuras como Aluziano, Edinaldo Velho Zuza, Falcão e João Silva.

O grupo agora dissemina seu conhecimento e táticas para outros departamentos da Polícia Civil por meio de cursos e treinamentos especializados. “Toda essa expertise tem sido fundamental para a disseminação de conhecimento dentro da instituição,” destacou o coordenador do grupo.

Em uma mensagem especial pelo aniversário de 25 anos, o investigador da Classe Especial Hilton Ferrera, um dos membros fundadores do FERA, fez questão de ressaltar a importância do grupo:

“Fala, amigos do Grupo FERA, fundadores do Grupo FERA. Eu sou Hilton Ferrera, um colega de vocês, passando aqui para comemorar os 25 anos de bons serviços prestados à sociedade manauara, ao Amazonas e, por que não dizer, ao Brasil. Porque, quando combatemos o narcotráfico, nós estamos também contribuindo com a segurança da cidade, do estado e do país. Um forte abraço, FERA!”

O legado do Grupo FERA continua vivo, sendo um dos maiores símbolos de coragem e competência na luta contra o crime no Amazonas.

Vídeo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here