SSP

MANAUS (AM) – Durante participação no Podcast Segurança Agora, da TV Encontro das Águas, com o especialista em segurança pública Hilton Ferreira, o secretário de Inteligência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Dr. Sérgio Fontes, destacou a escolha do prefeito David Almeida ao nomear Alberto de Siqueira Neto para a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg).

Fontes ressaltou que o atual titular da Guarda Municipal de Manaus é um profissional experiente, policial federal de carreira, preparado tanto para o policiamento comunitário quanto para operações em áreas de maior risco.

“Você ainda passou a experiência e treinou o atual secretário. Toda a solidariedade ele cita seu nome, o Alberto Siqueira. Ele é um amigo querido e um policial federal, também federal, que foi uma excelente escolha do prefeito Davi. (…) O guarda municipal está na atividade de polícia comunitária, acredito que o Alberto pense assim ainda hoje, e eventualmente vai precisar de apoio. Ele vai para uma área dominada pelo tráfico, vai precisar de alguém com armamento mais robusto e treinamento mais adequado. A arma é para isso: para o policial se proteger e proteger o cidadão”, afirmou Sérgio Fontes.

Atuação no Centro de Manaus

As palavras de Fontes encontraram reflexo direto nas declarações recentes de Alberto de Siqueira, que tem enfrentado momentos de tensão à frente da Semseg. Em entrevista ao vivo, o secretário fez um desabafo sobre os confrontos entre ambulantes e guardas municipais durante operações de reordenamento no Centro de Manaus.

Segundo Alberto, três agentes ficaram feridos, um deles em estado grave após ser atingido por uma pedra. Ele defendeu o trabalho da guarda, que segundo ele tem retirado alimentos impróprios para consumo das ruas.

“Eu estou tirando da rua mortadela vencida com rato em cima. Eu estou errado? A população vai querer consumir produto vencido com rato em cima?”, questionou o secretário.

Visivelmente indignado, ele ainda prometeu mais rigor nas próximas ações:
“Isso não vai mais acontecer. Não vou ter mais um guarda que eu vou levar para o hospital. Isso acabou!”

Reconhecimento e prática

A convergência entre a fala de Sérgio Fontes e a postura de Alberto Neto evidencia o perfil de um gestor que alia defesa da tropa, prevenção de riscos à sociedade e respeito ao preparo técnico da segurança pública. Enquanto Fontes enxerga nele uma “excelente escolha”, Alberto confirma, no dia a dia, o compromisso de proteger tanto os agentes da guarda quanto a população manauara.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here